Artigos Médicos

Homenagem aos pediatras

Publicada em 22/07/2012 às 07h

A pediatria é uma especialidade secular, um dom, uma vocação, exercício de cidadania, busca pela qualidade de vida na infância, adolescência, idade adulta e terceira idade. O atendimento pediátrico é um serviço essencial e, portanto, obrigatório no funcionamento de um hospital geral. Nossa legislação dá prioridade à infância e à adolescência.

O Brasil tem, em média, 20 pediatras por cada 100 mil habitantes, sendo uma especialidade médica referenciada por 88% das mães. Apesar disso, o número de profissionais vem diminuindo drasticamente, seja pelas condições adversas de trabalho, consultas demoradas, remuneração inadequada ou pela complexidade desta assistência, que requer disponibilidade e grande envolvimento emocional com o paciente e seus familiares. Além disso, o pediatra também se envolve com as questões sociais da infância como a adoção, o trabalho infantil, a violência, a licença maternidade, a licença paternidade e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nessa luta constante e diária pela ampliação e manutenção da qualidade da assistência em serviços públicos e privados, o número de pediatras se encontra reduzido. Os profissionais se revezam em diversos serviços, comprometendo a qualidade de vida. São médicos que não descansam e suas famílias se ressentem pela ausência e pelo curto convívio com seus filhos.

Devemos ressaltar que o pediatra é um profissional compromissado e determinado a exercer uma medicina focada na prevenção e não na doença, garantindo a qualidade de vida do adulto e da terceira idade, um sonho possível de ser realizado, que passa pelo entendimento de quanto vale um pediatra ou quanto custa uma infância digna e cidadã ou o que desejamos para o futuro de nossos filhos. O colega Julio Toporovski diz que \"o pediatra é um individuo, um médico que faz parte do exército das crianças, na prática e na teoria deve ser um soldado deste exército de maneira incondicional\".

Em 27 de julho, comemoramos o Dia do Pediatra, essa especialidade secular e gloriosa, da escolha hipocrática de homens e mulheres que exercem com amor, perseverança, compromisso e profissionalismo a arte do cuidar de crianças e adolescentes.

Alexandrina Cavalcanti Lopes

Alexandrina Cavalcanti Lopes

CRM-PB: 3695

Especialidade: Pediatria

Mais artigos de Alexandrina Cavalcanti Lopes