Artigos Médicos

Mulher, saúde e felicidade

Publicada em 02/03/2012 às 09h07

A mulher tem conquistado, ao longo dos anos, papel importante na sociedade, ocupando espaço que antes era ocupado exclusivamente pelo homem. Isso tem um preço: as doenças que têm como fator desencadeante o stress, como por exemplo, as doenças cardiovasculares, que têm a incidência aumentada a cada ano.

Evitar atividades que levem ao stress, manter o peso dentro dos padrões de normalidade e praticar atividades físicas são regras básicas para a boa saúde.

A conscientização da mulher como principal responsável pela sua saúde é muito importante, já que há doenças que podem ser prevenidas como, por exemplo, o câncer de pulmão, evitando o tabagismo; o câncer de pele, não se expondo à radiação ultravioleta; as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a AIDS, com o uso da camisinha; e até o câncer do colo do útero com o tratamento adequado das DSTs. No caso do câncer de mama, doença que tem sua incidência aumentada a cada ano, não há prevenção primária, mas podemos aumentar as chances de cura desta doença tão temida pelas mulheres realizando o exame de mamografia anualmente após os 40 anos.

Nesta semana em que se comemora o Dia da Internacional da Mulher, gostaria de salientar que usufruir dos seus direitos, participar ativamente da sociedade, da política, se realizar profissional e afetivamente são motivos para que nós, mulheres, sigamos em frente com saúde. Tudo isso é essencial para o que se busca a cada dia: a FELICIDADE.

 

Débora Cavalcanti

Débora Cavalcanti

CRM-PB: 4059

Especialidade: Mastologista

Mais artigos de Débora Cavalcanti