Artigos Médicos

Todos juntos contra o câncer de mama

Publicada em 05/10/2012 às 11h33

Neste mês de outubro, em todo o mundo, estão sendo realizadas as mais diversas ações para chamar a atenção para um problema de saúde pública, que é o câncer de mama. Prédios e monumentos são iluminados de cor de rosa, são realizadas passeatas, palestras e até atendimento médico especializado voluntário. Tudo isso com um objetivo principal: salvar vidas, pois quando diagnosticamos o câncer de mama em estágio inicial (principalmente quando ainda não é palpável), as chances de cura são altas.

É por este motivo que se insiste na realização anual da mamografia em mulheres com 40 anos ou mais, já que não há meios de prevenção primária para o câncer de mama, ao contrário do câncer de colo uterino, que pode ser prevenido através do tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, diagnosticadas nos exames ginecológicos. Já é lei: toda mulher acima de 40 anos tem direito de realizar mamografia pelo Sistema Único de Saúde.

A família tem papel importante na recuperação das pacientes com câncer de mama, principalmente no início do tratamento quando tudo é novidade para elas. Para nós, médicos, as ações de voluntariado como as da ONG Amigos do Peito são muito importantes, principalmente no que diz respeito à recuperação da autoestima, com apoio psicológico e assistência social, e nos envolvem cada vez mais. As organizações não governamentais, de modo geral, têm papel muito importante junto à população, mas é direito do cidadão saúde de qualidade. E é o que buscamos a cada dia!

Débora Cavalcanti

Débora Cavalcanti

CRM-PB: 4059

Especialidade: Mastologista

Mais artigos de Débora Cavalcanti