Artigos Médicos

Crescimento e Estatura

Publicada em 12/09/2004 às 00h

O crescimento dos filhos vem se tornando, cada vez mais, uma das grandes preocupações em todas as classes sociais. Ao mesmo tempo, é freqUentemente observada uma forte relação da estatura com a auto-estima e a busca do sucesso profissional.

Podemos dividir as fases do crescimento em 4: intrauteriana, primeira infância (0 a 3 anos), segunda infância (4 anos até o início da puberdade) e puberdade. Cada uma possui características peculiares que podem ser afetadas por agravos à saúde.

O importante para avaliação do crescimento não é uma medida de estatura isolada. Como se trata de um processo dinâmico, o acompanhamento tem que ser feito, pois só assim pode-se saber se o ritmo de crescimento está ocorrendo dentro dos padrões fisiológicos. A estatura dos pais é essencial para avaliação da estatura da criança, existindo fórmulas que podem avaliar a estatura final, mas índices de desacertos ocorrem.

Exames periódicos com o pediatra e/ou endocrinologista devem ser realizados para acompanhamento. Cuidados especiais deverão ser tomados com "drogas milagrosas" que podem acelerar o ritmo de crescimento e provocar vários malefícios. O uso de anabolizantes tem que ser criterioso a fim de se evitar danos futuros à saúde da criança.
João Modesto Filho

João Modesto Filho

CRM-PB: 973

Especialidade: Endocrinologista e médico nuclear

Mais artigos de João Modesto Filho