Artigos Médicos

Prevenção e controle do diabetes

Publicada em 18/11/2011 às 16h

O "Diabetes mellitus" é uma doença crônica caracterizada por uma deficiência absoluta ou relativa da secreção de insulina. Etimologicamente, diabetes significa "passar através de sifão" (grego), e mellitus, que significa "mel" (latim). Desde sua descrição inicial, há cerca de 3.500 anos, observou-se um aumento dramático na incidência, que passou de incomum a um dos mais importantes problemas de saúde pública para a maior parte dos países, independentemente do grau de desenvolvimento.

De acordo com a "International Diabetes Federation" (IDF), cerca de 366 milhões de pessoas têm diabetes, ou seja, um número bem acima dos 300 milhões estimados pela mesma IDF em 2009. Ainda segundo dados da instituição, surge um novo caso a cada cinco segundos em todo o mundo, e, no Brasil, a cada dois minutos e dezoito segundos. No mundo, ocorrem anualmente 4.6 milhões de mortes e a doença será a maior e mais importante causa de morte em pouco tempo.

O risco de contrair o diabetes aumenta significativamente por conta da obesidade, do sedentarismo, do envelhecimento populacional e da adoção de dietas não saudáveis. Para prevenção e controle, deve-se utilizar a seguinte estratégia: dieta equilibrada, exercício físico, consultas médicas regulares e controle da própria vida, para que ela seja socialmente sadia. Por fim, não bastam medicamentos "novos" e "milagrosos", mas atentar para o fato de que a eficiência da prevenção, da educação e do tratamento precisa passar pelo comprometimento do paciente, da comunidade e dos profissionais da saúde que estão envolvidos com esta causa.

 

João Modesto Filho

João Modesto Filho

CRM-PB: 973

Especialidade: Endocrinologista e médico nuclear

Mais artigos de João Modesto Filho