Artigos Médicos

Dezoito de outubro: Dia do Médico

Publicada em 18/10/2009 às 00h

Dezoito de outubro foi escolhido o "Dia do Médico" por ser o dia em que a Igreja consagrou a São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. São Lucas, além de médico, foi escritor, pintor, músico e historiador, reconhecido como o evangelista de maior cultura. O romance "Médico de Homens e de Almas", da escritora Taylor Caldwell, tem contribuído para difundir a personalidade e a obra desse Patrono da Medicina.

Seguidores de São Lucas, nós médicos entendemos que a medicina, na sua mais pura essência procura fazer o justo e o correto, já que é na hora da dor e do sofrimento que somos procurados. A saúde é um bem maior, daí sabermos como poucos seu real valor e sua importância social. Porém, é preocupante o momento pelo qual passamos, pois o investimento que é feito na saúde é insuficiente e desproporcional à s necessidades de uma população carente e sofrida, mas esperançosa.

Nesse sentido, qualquer instante é válido para pensar e refletir sobre o que podemos e devemos fazer, tendo em mente que é obrigatório zelar e trabalhar pelo desempenho ético da medicina. Temos que saber que por trás de todos os avanços tecnológicos está o ser humano, a quem devemos respeito, trabalho e dedicação.

A um médico ideal podem ser exigidas muitas qualidades, desde a formação científica a habilidades de comunicação, mas antes de tudo devemos ter consciência que a relação humana é prioritária e fundamental em nossa profissão.

Apesar das dificuldades, continuamos a trabalhar com dignidade, sendo reconhecidos como uma das profissões com maior índice de aprovação. Por tudo isso, aos colegas médicos, os parabéns e as justas homenagens da UNIMED João Pessoa.
João Modesto Filho

João Modesto Filho

CRM-PB: 973

Especialidade: Endocrinologista e médico nuclear

Mais artigos de João Modesto Filho