A- A+

Artigos Médicos

Sebastião de Oliveira Costa

Sebastião de Oliveira Costa

CRM-PB: 1630 Especialidade: Pneumologia

Carta aberta ao fumante

Publicada em 29/05/2020 às 18h08

Meu caro tabagista 

Nós médicos, que lidamos durante mais de 30 anos ajudando muita gente a se livrar dessa dependência, temos plena consciência das dificuldades que é parar de fumar. Mas sabemos também, que é perfeitamente possível se libertar das garras da nicotina e todas aquelas suas companheiras, que estão diariamente agredindo toda estrutura de seu organismo. Seu pulmão, seu coração, suas veias e artérias, sua boca, seu esôfago, seu estômago...

Mas largar o cigarro exige como pré-requisito básico a tomada de decisão, aliada a sua determinação e a vontade de viver mais tempo ao lado de  sua família, de seus filhos, de seus amigos.

E viver também com mais qualidade de vida. Respirando melhor, com puro oxigênio em seus pulmões. 

Parar de fumar meu prezado fumante, significa não conviver mais com o mau hálito, com os dedos e os dentes amarelados, com o cheiro insuportável de sua roupa.

Em poucos dias, sem a agressividade das substâncias daquela fumaça, revigora-se o olfato e o sabor da comida ganha qualidade. 

E aquela caminhada a cada dia vai ficando mais agradável.

Já pensou, você não ter mais que sair do restaurante para ir lá fora dá suas baforadas! 

Reflita na alegria de seus filhos, de sua esposa(o), de seus amigos, de seus colegas de trabalho, quando você chegar com a notícia de que resolveu largar o cigarro!

E sua autoestima, que vai ficar lá nas nuvens, quando você começar a perceber que aquele sofrimento, aquela ansiedade não existem mais na ausência da nicotina!

Mas festa grande mesmo quem vai fazer é seu organismo. Pense só, na alegria de seu coração sem precisar mais tá batendo tão rápido; seu pulmão vai tá na maior felicidade, sem ter que viver sufocado com tanto monóxido de carbono; suas artérias e veias que viviam em permanente tensão, vão agora poder relaxar!

Agora, imagine as repercussões e a alegria em todos os órgãos de seu organismo, quando eles perceberem que deixaram de conviver diariamente, com sessenta substâncias cancerígenas.

 

31 de maio, o mundo inteiro comemora o  DIA MUNDIAL SEM TABACO, um belo dia de se tomar decisões.

Tenha certeza meu caro tabagista, que em pouco tempo você vai perceber que é possível conviver com toda aquela felicidade!