Artigos Médicos

Dia Mundial sem Tabaco

Publicada em 25/05/2012 às 10h51

Dia Mundial sem Tabaco

Nos dias que antecedem 31 de maio, a Organização Mundial de Saúde vai confrontar a poderosa indústria fumageira, e a sociedade mundial vai ser convidada a apoiar uma campanha que pretende neutralizar as interferências dos fabricantes de doenças e mortes (lobby fortíssimo) nas políticas públicas de controle do tabagismo.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer (Inca), preferiu pegar carona no RIO +20 (evento da ONU ligado à ecologia) para discutir com a sociedade brasileira as relações do tabagismo com o meio ambiente. O tema da campanha, \"Fumar faz mal pra você e para o planeta\", estimula os programas de controle do tabagismo a desenvolverem atividades, interessadas em chamar a atenção da população para as graves agressões que o cultivo, a produção e o consumo do tabaco provocam ao ecossistema. O fumo é uma cultura muito delicada e muito susceptível às pragas. Por isso, necessita da utilização excessiva de agrotóxicos.

Na modalidade \"provocar incêndios\", o cigarro ganha medalha de ouro quando o ambiente é rural. Na cidade, fica com a medalha de prata. De quebra, leva outra medalha, de ouro, como o mais importante poluidor doméstico.

Árvores são sacrificadas para o plantio do tabaco, fabricar o papel do cigarro e alimentar fornos térmicos que vão desenvolver a \"CURA\" - torna o fumo apto para saciar a dependência de 24 milhões e 600 mil brasileiros.

Estimativas asseguram que uma árvore é derrubada para cada 300 cigarros produzidos. No Brasil, os tabagistas queimam anualmente cerca de 105 bilhões de cigarros.

Façam as contas: quantas árvores precisam ser derrubadas para matar 200 mil fumantes brasileiros?

---

O médico Sebastião Costa é presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba. E-mail: bastiaocosta@uol.com.br

 

Sebastião de Oliveira Costa

Sebastião de Oliveira Costa

CRM-PB: 1630

Especialidade: Pneumologia

Mais artigos de Sebastião de Oliveira Costa